A importância da proteção dos olhos no ambiente de trabalho
Sentido extremamente importante para os seres humanos, a visão possibilita enxergar todas as coisas à nossa volta. Por essa razão, proteger os olhos durante a jornada de trabalho é totalmente indispensável — e o empregador deve garantir essa segurança aos seus colaboradores.
Segundo dados compartilhados pelo blog da Segurança do Trabalho (link aqui) | https://www.blogsegurancadotrabalho.com.br/dds-protecao-dos-olhos/, 20% dos acidentes registrados com equipes de trabalho, especialmente do segmento de manutenção, envolvem os olhos. Os relatos apontam que é a quinta parte do corpo mais atingida nessas circunstâncias.
Embora na maior parte os casos sejam lesões leves ou reversíveis, garantir os equipamentos de proteção individual (EPIs) são de suma importância para evitar que o ferimento nem sequer aconteça.
Conforme mostram os estudos, 90% dos acidentes poderiam ser evitados em caso do uso correto dos equipamentos. Portanto, manter os olhos protegidos é uma atitude valiosa, que vai garantir segurança para seus colaboradores.
Quais são os riscos aos olhos?
Todas as profissões podem oferecer riscos aos olhos. No entanto, funcionários da metalúrgica, mineração, têxtil, transportes, artes gráficas, construção civil, mecânica, marcenaria e indústria química estão mais propensas aos acidentes devido aos materiais utilizados no dia a dia. Segundo o blog da Segurança do Trabalho, os principais agressores são: partículas projetadas por esmeril, policorte, serra circular e máquinas de solda.
A Síndrome da Visão no Computador (CVS) também afeta um número significativo de pessoas. Nestes casos, os trabalhadores apresentam sintomas como ardência, dor de cabeça, visão embaçada e sensação de areia nos olhos. Conhecido como cansaço visual, esse caso pode ser responsável por diminuir em até 20% a capacidade produtiva da pessoa.
Quais são as principais lesões oculares?
Pensando em alertar os trabalhadores, o blog da Segurança do Trabalho listou as principais lesões oculares. São elas:
-Penetrantes: perfuração do globo ocular, geralmente por objetos pontiagudos.
-Contusos: pressão do globo ocular para dentro da cavidade, normalmente em batidas ou socos. Lesiona as estruturas internas do olho.
-Fratura: fratura da órbita ocular, aumentando a pressão ocular e causando vários problemas à pessoa.
Como proteger os olhos?
-Em caso de computador
A recomendação sugerida aos trabalhadores que passam o dia em frente ao computador é que pausem a cada duas horas trabalhadas. No período de descanso, é sugerido que o funcionário pisque voluntariamente e direcione o olhar para longe.
Ainda, é necessário evitar o posicionamento do computador diante a uma janela para preservar os olhos contra o excesso de luz. O ambiente escuro também não é indicado, visto que o contraste da tela iluminada não é saudável aos olhos.
-Em ambientes ou funções que tenham contato com produtos químicos
Em qualquer caso de trabalhos que exponham seus colaboradores à liberação de partículas ou produtos químicos, o uso de óculos de proteção é indispensável. Os modelos mais comuns são os feitos com lentes de vidro temperado ou vidros laminados plásticos. O equipamento precisa seguir as normas da ABNT para garantir o certificado de aprovação.
Vale lembrar que óculos de grau não tira a necessidade de usar o equipamento de proteção. Inclusive, é possível fazer a correção ótica necessária no EPI (Equipamento de Proteção Individual). A sobreposição dos óculos também pode ser uma opção.
-Outros casos
Para aqueles que utilizam serras e outros equipamentos capazes de originar partículas, os óculos são necessários. Ainda, também é aconselhável proteger os olhos com coifa ou parede, tipo de proteção que vai em cima da serra. Desse modo, o lançamento das partículas fica limitado, evitando o acidente do operador e dos colaboradores ao redor.
Dependendo do tipo de trabalho a ser realizado, é recomendável que o funcionário use uma máscara de proteção total para não ser atingindo por partículas quentes ou que saiam em alta velocidade.
Como manter os olhos e os óculos saudáveis?
Valorize o check-up anual e procure um oftalmologista para que os olhos estejam sempre saudáveis, com todas as indicações de um profissional especializado. Também é válido proteger os olhos a partir do cuidado com os óculos, conforme pontua o blog de Segurança do Trabalho.
Entre os tipos de protetores citados pelo site, têm-se itens contra radiação luminosa, partículas multidirecionais, respingos, impacto, com lentes escuras para radiações luminosas, entre outros.
Atenção com os protetores: eles devem ser usados da maneira correta e precisam de manutenção frequente.
Dentre outras atenções necessárias, o blog da Segurança do Trabalho ressalta:
-O ajuste dos óculos ao rosto deve ser correto. A haste (ou elástico) precisa estar firme de um modo que não machuque.
-Segure sempre nas duas hastes ao mesmo tempo.
-Limpe as lentes somente com tecido ou papel limpo e macio. Não as deixe em contato com qualquer superfície. Use produto desembaçante quando necessário.
-Não guarde no bolso ou transporte com ferramentas e outros materiais.
-Não deixe próximo a fontes de calor ou onde possa sofrer respingos de qualquer natureza.
-Não use óculos se eles apresentarem algum defeito.
Óculos de qualidade
A MixSeg oferece óculos de proteção de alta qualidade, com custo-benefício e múltiplos diferenciais em relação aos produtos do mercado. Acesse nosso site e confira nossos itens dessa categoria.
Crédito da Imagem: iStock.com/artisteer