Atendimento

0

Compre na loja

e receba em casa

Os melhores produtos

diversas opções

Pague com cartão

em até 12x

Somos especialistas

chame no whatsApp

Segurança

Site seguro

31/03/2021

Análise de risco: descubra por que ela é importante para a segurança do trabalho

Uma das etapas mais importantes que uma empresa precisa realizar para garantir a segurança dos profissionais durante o trabalho é a análise de risco. Trata-se de uma avaliação técnica feita por um profissional que avalia as condições de segurança do ambiente de trabalho.

 

A partir de uma minuciosa investigação, é possível identificar se o ambiente da empresa oferece algum tipo de situação de risco para as pessoas que nela circulam. E, assim, oferece à companhia condições de acabar com essa possibilidade de perigo ou mesmo minimizá-la, garantindo segurança para todos.

Confira nesse texto mais detalhes sobre como é feita uma análise de risco e quais os principais aspectos que são levados em conta em uma avaliação. 

 

Por que fazer análise de risco?

 

Deixar que os problemas aconteçam para só depois ir atrás de formas de resolvê-los não é a melhor maneira de agir. Principalmente quando o assunto é a segurança das pessoas no trabalho. Atuar de forma preventiva é sempre a melhor maneira para não ter nenhum tipo de dor de cabeça.

 

E nesse sentido, a análise de riscos é importante para identificar os potenciais perigos que podem ocorrer no ambiente de trabalho. Por meio de uma criteriosa avaliação feita por um profissional especializado em segurança do trabalho, são identificados os principais riscos e desenvolvidas medidas e soluções para evitar que qualquer tipo de dano possa acontecer. 

 

 

Principais tipos de riscos

 

Quando existe um risco de acidente no ambiente de trabalho, significa que a possibilidade de que algo possa acontecer realmente existe. E não dá para contar com a sorte sabendo que, a qualquer momento, uma pessoa da equipe pode se machucar ou ficar doente, por exemplo, devido à falta de cuidado por parte da empresa.

 

No entanto, os riscos de trabalho não compreendem somente danos físicos ou à saúde dos funcionários. Eles podem estar atrelados também a outras consequências, como a questões morais e de discriminação. E isso tudo pode ser identificado durante o diagnóstico de risco feito pelo profissional da área. 

 

Alguns tipos de riscos que podem ser identificados nas empresas durante uma análise:

 

- Acidentes na realização de atividades;

- Acidentes no local de trabalho;

- Doenças que podem ser causadas pela atividade, como em indústrias químicas, por exemplo;

- Diferentes tipos de assédio;

- Roubos, assaltos e sequestros.

No caso dos riscos relacionados aos acidentes durante atividades ou no local de trabalho, a prevenção pode começar a partir do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) Sinalização de segurança, capacetes, luvas, botas e outros itens fazem grande diferença quando utilizados corretamente durante o expediente.

 

Como é feita a análise?

 

Como já dissemos, em uma análise de risco é feito um amplo e criterioso levantamento sobre as possibilidades de riscos que existem no ambiente da empresa e que podem gerar danos à integridade dos trabalhadores.

 

Essa avaliação precisa ser feita por um profissional qualificado em segurança do trabalho, geralmente o técnico e o engenheiro em segurança do trabalho. Integrantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) também podem participar do processo de análise, auxiliando com informações sempre que necessário. 

 

De maneira geral, a análise de riscos contempla as seguintes etapas:

 

Matriz de impacto: fase em que são determinados os pontos críticos do ambiente e como eles poderão ser afetados por erros ou falhas que poderão acontecer durante o trabalho.

 

Matriz de probabilidade: a partir das informações levantadas pela matriz de impacto, é feito um estudo detalhado sobre quais ameaças de risco realmente podem se concretizar no ambiente da empresa. 

 

Definição de riscos: nesse momento, a equipe que realiza a análise de risco irá apresentar de que forma as informações verificadas nas duas etapas anteriores podem gerar problemas para a empresa e o que deve ser feito para realmente evitar que acidentes e outros riscos em potencial não aconteçam.

 

A segurança dos profissionais de qualquer empresa começa na MixSeg. Comercializamos produtos das principais marcas nacionais e internacionais de equipamentos de proteção individual com qualidade diferenciada. Precisa prevenir os riscos de acidentes na sua empresa? Fale com a nossa equipe e solicite um orçamento dos nossos produtos. 

 
 
Crédito da imagem: Pakorn_Khantiyaporn - iStock