5 dicas de como evitar doenças ocupacionais
As atividades profissionais preenchem grande parte do dia de qualquer pessoa. E mesmo quem está trabalhando remotamente por conta da pandemia, dedica grande parte do tempo diário para o trabalho. Independentemente do cenário, é comum que alguns profissionais desenvolvam doenças ocupacionais.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), doença ocupacional é o problema de saúde contraído após a exposição a fatores de risco decorrentes da atividade do trabalho, afetando a saúde física e mental da pessoa. Em 2019, foram registrados 193,6 mil afastamentos relacionados a acidentes ou doenças de trabalho, segundo informações da Secretaria da Previdência, do Ministério da Economia.
As causas podem variar, afinal, existem diferentes tipos de ambiente e áreas de trabalho. Em geral, podem ocorrer devido à falta ou uso inadequado de equipamentos de proteção individual (EPIs), condições precárias ou ambiente insalubre.
Evitar as doenças ocupacionais é um dever de toda empresa. Nesse texto, daremos cinco dicas de como impedir que esse problema aconteça. Acompanhe.
Quais são as principais doenças ocupacionais?
Uma doença ocupacional, além de prejudicar a saúde do trabalhador, pode oferecer perdas para qualquer tipo de negócio. Afinal, com o afastamento - temporário ou definitivo - de um profissional em decorrência da doença ocupacional, a empresa precisa lidar com um ambiente inseguro, com o desgaste do clima organizacional, entre outras questões.
Algumas das principais doenças ocupacionais:
- LER (Lesão por Esforços Repetitivos) e DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho);
- Asma ocupacional;
- Problemas de visão;
- Surdez temporária ou definitiva;
- Dermatose ocupacional;
- Problemas de coluna;
- Contaminações ou intoxicações;
- Síndrome de Burnout.
Para evitar esses problemas, a prevenção é a melhor forma. As empresas precisam criar um ambiente seguro de trabalho, para que os resultados esperados possam ser atingidos com eficiência, mas sem deixar de lado a segurança e a qualidade de vida de todas as pessoas.
Confira 5 dicas de como evitar as doenças ocupacionais na sua empresa:
1- Promova ginástica laboral
A ginástica laboral é uma ótima maneira de prevenir que os profissionais desenvolvam alguma doença ocupacional. Para empresas que estão trabalhando remotamente, a prática também pode ser realizada em transmissão pela internet para todos os colaboradores.
A prática regular da ginástica laboral pode ajudar a prevenir problemas como as lesões por esforço repetitivo, causadas por movimentos inadequados ou má postura, hérnia de disco, transtornos de ansiedade e estresse.
2- Ofereça os EPIs adequados
Equipamentos de proteção individual (EPIs) devem ser fornecidos, gratuitamente, para os trabalhadores que necessitam de proteção e segurança em suas atividades. Isso é determinado pela NR-6, norma reguladora que estabelece os requisitos necessários sobre o equipamento.
Cada função necessita de um tipo específico de EPI, por isso a empresa precisa conhecer as equipes de trabalho e as atividades realizadas, para oferecer os equipamentos adequados.
3- Não improvise
Diz o ditado que “o feito é melhor que perfeito”. Mas quando está em jogo a segurança e a saúde dos colaboradores, improvisar não é a melhor solução. É preciso ser assertivo e oferecer os melhores recursos para prevenir o desenvolvimento de qualquer doença ocupacional.
A melhor saída é não improvisar e seguir as regras de saúde e segurança adequadas para a sua empresa e para a atividade realizada por cada equipe. Só assim os riscos poderão ser reduzidos.
4- Realize exames periódicos
Doenças ocupacionais não surgem de uma hora para outra. Situações repetitivas no ambiente de trabalho podem desencadear o problema, que pode ser evitado se identificado logo no início.
Nesse sentido, a empresa deve incentivar os colaboradores a realizarem exames médicos periódicos ou mesmo oferecer os exames para as equipes. Se algum funcionário for identificado com o risco de uma doença, o tratamento poderá ser mais eficaz se iniciado logo quando o problema der os primeiros sinais.
5- Estimule o bem-estar e a qualidade de vida
Além de promover regularmente a ginástica laboral, de oferecer EPIs adequados, não improvisar na segurança dos profissionais e incentivar a realização de exames periódicos, é importante estimular a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas fora do ambiente de trabalho.
Realize ações internas que incentivem a prática de atividades físicas fora da empresa e promova hábitos saudáveis. É por meio desse tipo de conscientização que é possível ampliar a prevenção e os cuidados com a saúde dos funcionários.
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Crédito da Imagem: nikom1234 - iStock