Atendimento

0

Compre na loja

e receba em casa

Os melhores produtos

diversas opções

Pague com cartão

em até 12x

Somos especialistas

chame no whatsApp

Segurança

Site seguro

31/05/2021

5 dicas de como evitar doenças ocupacionais

As atividades profissionais preenchem grande parte do dia de qualquer pessoa. E mesmo quem está trabalhando remotamente por conta da pandemia, dedica grande parte do tempo diário para o trabalho. Independentemente do cenário, é comum que alguns profissionais desenvolvam doenças ocupacionais.

 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), doença ocupacional é o problema de saúde contraído após a exposição a fatores de risco decorrentes da atividade do trabalho, afetando a saúde física e mental da pessoa. Em 2019, foram registrados 193,6 mil afastamentos relacionados a acidentes ou doenças de trabalho, segundo informações da Secretaria da Previdência, do Ministério da Economia.

 

As causas podem variar, afinal, existem diferentes tipos de ambiente e áreas de trabalho. Em geral, podem ocorrer devido à falta ou uso inadequado de equipamentos de proteção individual (EPIs), condições precárias ou ambiente insalubre.

 

Evitar as doenças ocupacionais é um dever de toda empresa. Nesse texto, daremos cinco dicas de como impedir que esse problema aconteça. Acompanhe. 

 

Quais são as principais doenças ocupacionais?

 

Uma doença ocupacional, além de prejudicar a saúde do trabalhador, pode oferecer perdas para qualquer tipo de negócio. Afinal, com o afastamento - temporário ou definitivo - de um profissional em decorrência da doença ocupacional, a empresa precisa lidar com um ambiente inseguro, com o desgaste do clima organizacional, entre outras questões.

 

Algumas das principais doenças ocupacionais:

 

- LER (Lesão por Esforços Repetitivos) e DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho);

- Asma ocupacional;

- Problemas de visão;

- Surdez temporária ou definitiva;

- Dermatose ocupacional;

- Problemas de coluna;

- Contaminações ou intoxicações;

- Síndrome de Burnout.

Para evitar esses problemas, a prevenção é a melhor forma. As empresas precisam criar um ambiente seguro de trabalho, para que os resultados esperados possam ser atingidos com eficiência, mas sem deixar de lado a segurança e a qualidade de vida de todas as pessoas.

 

Confira 5 dicas de como evitar as doenças ocupacionais na sua empresa:

 

1- Promova ginástica laboral

 

A ginástica laboral é uma ótima maneira de prevenir que os profissionais desenvolvam alguma doença ocupacional. Para empresas que estão trabalhando remotamente, a prática também pode ser realizada em transmissão pela internet para todos os colaboradores. 

 

A prática regular da ginástica laboral pode ajudar a prevenir problemas como as lesões por esforço repetitivo, causadas por movimentos inadequados ou má postura, hérnia de disco, transtornos de ansiedade e estresse. 

 

2- Ofereça os EPIs adequados

 

Equipamentos de proteção individual (EPIs) devem ser fornecidos, gratuitamente, para os trabalhadores que necessitam de proteção e segurança em suas atividades. Isso é determinado pela NR-6, norma reguladora que estabelece os requisitos necessários sobre o equipamento. 

 

Cada função necessita de um tipo específico de EPI, por isso a empresa precisa conhecer as equipes de trabalho e as atividades realizadas, para oferecer os equipamentos adequados. 

 

3- Não improvise

 

Diz o ditado que “o feito é melhor que perfeito”. Mas quando está em jogo a segurança e a saúde dos colaboradores, improvisar não é a melhor solução. É preciso ser assertivo e oferecer os melhores recursos para prevenir o desenvolvimento de qualquer doença ocupacional.

 

A melhor saída é não improvisar e seguir as regras de saúde e segurança adequadas para a sua empresa e para a atividade realizada por cada equipe. Só assim os riscos poderão ser reduzidos. 

 

4- Realize exames periódicos

 

Doenças ocupacionais não surgem de uma hora para outra. Situações repetitivas no ambiente de trabalho podem desencadear o problema, que pode ser evitado se identificado logo no início.

 

Nesse sentido, a empresa deve incentivar os colaboradores a realizarem exames médicos periódicos ou mesmo oferecer os exames para as equipes. Se algum funcionário for identificado com o risco de uma doença, o tratamento poderá ser mais eficaz se iniciado logo quando o problema der os primeiros sinais. 

 

5- Estimule o bem-estar e a qualidade de vida

 

Além de promover regularmente a ginástica laboral, de oferecer EPIs adequados, não improvisar na segurança dos profissionais e incentivar a realização de exames periódicos, é importante estimular a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas fora do ambiente de trabalho.

 

Realize ações internas que incentivem a prática de atividades físicas fora da empresa e promova hábitos saudáveis. É por meio desse tipo de conscientização que é possível ampliar a prevenção e os cuidados com a saúde dos funcionários. 

 

Na MixSeg, você encontra os melhores equipamentos de proteção individual para garantir a segurança das pessoas da sua empresa e evitar que doenças ocupacionais sejam desenvolvidas. Acesse  nosso e-commerce e solicite um orçamento.

 

Crédito da Imagem: nikom1234 - iStock