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Segurança

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18/11/2021

Bem-estar dos funcionários é o principal foco da segurança do trabalho

Além de garantir a segurança dos funcionários, a área de segurança do trabalho (ST) aumenta a produtividade e reduz os custos de uma empresa, por isso o setor vem ganhando cada vez mais importância no Brasil. 

 

Mas, tão importante quanto as regras que previnem os acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais é o engajamento dos funcionários, pois sem a adesão destes não é possível colocar as exigências em prática. 

 

Algumas ações podem atrair o funcionário e engajá-lo na tarefa diária de prevenir acidentes de trabalho e vamos destacar aqui algumas delas, mas antes é preciso entender o que é e como funciona a segurança do trabalho em uma empresa.

 

A segurança do trabalho atua em três principais frentes: 

 

- Proteger a integridade física dos funcionários em seu ambiente de trabalho; 

- Evitar acidentes de trabalho; 

- Prevenir doenças ocupacionais – lesões e dores que podem limitar as atividades cotidianas por um tempo determinado ou permanentemente –, causando danos ao funcionário e também à empresa. 

 

Para tanto, foram criadas regras e ações que, quando cumpridas, influenciam diretamente na queda dos gastos, uma vez que evitam o afastamento dos funcionários, custos com tratamentos médicos e até mesmo processos judiciais.

Entre as principais ações desenvolvidas pela segurança do trabalho dentro de uma empresa estão:

 

- Criar planos de prevenção de acidentes; 

- Realizar as inspeções periodicamente no ambiente e nos equipamentos; 

- Oferecer orientação aos funcionários; 

- Fazer treinamento periodicamente; 

- Investigar as causas de acidentes; 

- Criar ações e campanhas para engajar os funcionários; 

- Produzir laudos técnicos. 

 

Podem atuar na área de segurança do trabalho de uma empresa desde técnicos até engenheiros, além de médicos e enfermeiros. 

 

Vale ressaltar que as regras têm como principal característica a prevenção, ou seja, evitar qualquer dano aos funcionários, e foram criadas para serem seguidas à risca. 

 

Aqui no Brasil, a segurança do trabalho é referenciada por Normas Regulamentadoras (NRs) – ao todo são 37. Todas as regras podem ser consultadas no site do Governo Federal pelo link:

https://www.gov.br/trabalho-e-previdencia/pt-br/composicao/orgaos-especificos/secretaria-de-trabalho/inspecao/seguranca-e-saude-no-trabalho/ctpp-nrs/normas-regulamentadoras-nrs

 

Veja a seguir algumas das principais regras que podem ajudá-lo a entender melhor a importância da segurança do trabalho: 

 

NR 3 – Embargo ou Interdição: todo estabelecimento pode ser interditado ou embargado caso comprovado risco iminente para o trabalhador;

NR 5 – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes: regulamenta as regras para criação dos procedimentos adotados para o funcionamento da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA);

NR 6 – Equipamentos de Proteção Individual (EPI): determina as obrigações do empregador/empregado acerca dos EPIs;

NR 7 – Programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO): estabelece a obrigatoriedade dos exames ocupacionais para atestar a saúde dos colaboradores; 

NR 10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade: determina as obrigações de quem trabalha com energia elétrica, visando redução de acidentes com choques elétricos, entre outros;

NR 11 – Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais: medidas preventivas para tipos de materiais ou equipamentos de transporte;

NR 12 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos: obrigatoriedades sobre os locais de instalação de máquinas e equipamentos utilizados por trabalhadores;

NR 28 – Fiscalização e Penalidades: fiscalização trabalhista da Segurança e Medicina do Trabalho nas empresas e penalidades para o não cumprimento das NRs.

 

Quem orienta e fiscaliza as empresas quanto ao cumprimento das normas de segurança estabelecidas é o Ministério do Trabalho (MT), que pode interditar estabelecimentos e máquinas, bem como aplicar multas e sansões, além de embargar obras ou atividades que coloquem em risco a saúde dos trabalhadores. Já os sindicatos podem, sim, realizar uma fiscalização, mas somente em casos que envolvam denúncias. Eles então avaliam as condições de trabalho e, se preciso, tomam as medidas cabíveis em relação à empresa infratora. 

 

Como engajar os funcionários?

 

Conforme citamos anteriormente, não adianta nada ter excelentes ações e campanhas relacionadas à segurança do trabalho em sua empresa se o funcionário não participar e não seguir as regras. Então, destacamos algumas ações que podem engajar o trabalhador na luta contra os acidentes de trabalho. Confira:

 

- Oferecer diversos treinamentos ao longo do ano, seja para prevenir acidentes, melhorar o entrosamento entre os funcionários ou aumentar o conhecimento em áreas específicas – como leitura dinâmica; estimular a criatividade; desenvolver o raciocínio rápido ou melhorar a concentração;

- Fornecer a todos os funcionários um manual com as regras básicas da empresa;

- Fazer ações que evidenciem a importância do cuidado com a saúde e o bem-estar dos funcionários;

- Realizar treinamento para as novos funcionários e integração;

- Criar uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e incentivar os funcionários a fazerem parte dela;

- Fazer campanhas de conscientização sobre datas importantes para o segmento de sua empresa; 

- Garantir a qualidade dos Equipamento de Proteção Individual (EPIs) e fazer vistorias regularmente nesses equipamentos;

- Conferir regularmente as condições de segurança do ambiente de trabalho; 

- Garantir os direitos dos funcionários;

- Criar um canal de comunicação para que os funcionários sejam ouvidos com segurança. 

 

Seguindo essas dicas seus funcionários poderão se sentir parte da equipe e motivados a participar de ações e de seguir as regras de segurança do trabalho, pois entenderão que o seu bem-estar é o principal para a empresa.

 

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Fontes: governofederal.gov.br / checklistfacil.com

Crédito da imagem: iStock.com/Smederevac