Atendimento

0

Compre na loja

e receba em casa

Os melhores produtos

diversas opções

Pague com cartão

em até 12x

Somos especialistas

chame no whatsApp

Segurança

Site seguro

28/09/2022

Quais são as diferenças e indicações de uso dos capacetes de segurança?

Os capacetes são equipamentos de proteção individual indispensáveis (EPI's) para proteger os trabalhadores dos impactos que possam atingir a parte superior da cabeça.

Contudo, para que seja funcional e proporcione conforto de acordo com a atividade exercida, é crucial saber escolher corretamente o modelo do EPI, afinal, existem diferentes tipos de capacete de segurança.

Existem diversos fatores que você precisa considerar antes de escolher o capacete ideal, e para te ajudar, preparamos este texto. 

 

Quais são os tipos de capacetes de segurança?

Existem três tipos de capacetes de segurança, que são divididos em grupos de acordo com suas características:

  • capacete tipo I ou capacete de aba total;
  • capacete tipo II ou capacete de aba frontal;
  • capacete tipo III ou capacete sem abas.

 

Capacete Tipo I (Capacete tipo aba total)

Os capacetes de segurança Tipo I são projetados para reduzir o impacto causado por golpes no topo da cabeça.

Existe uma aba em toda a sua periferia, que proporciona uma maior área de proteção para evitar que objetos possam atingir a cabeça.

Além disso, esse modelo ainda garante proteção contra radiação solar, líquidos, e também proporciona uma maior segurança em possíveis contato com a energia elétrica.

Esse modelo é indicado para trabalhadores em serviços externos que atuam em diferentes áreas.

 

Capacete Tipo II (Capacete de aba frontal)

Os capacetes de segurança do tipo II são projetados para reduzir o impacto causado por golpes na parte superior ou lateral da cabeça.

Tem o aspecto de um chapéu, pois possui apenas uma aba na parte frontal, que protege o rosto e os olhos.

Esse modelo é comumente utilizado na área de construção civil.

 

Capacete Tipo III (Capacete sem abas)

Capacete que não possui nenhum tipo de aba, mais conhecido como capacete de alpinista. Oferece proteção contra impactos na cabeça e tem um formato mais compacto. É utilizado em empresas de diferentes segmentos.

 

Classes de capacete de segurança

Além de se atentar aos tipos de capacete de segurança, também é necessário entender que esse EPI recebe diferentes classificações de acordo com suas finalidade de uso. Entenda:

 

Classe A

É o capacete para uso geral indicado para proteção contra impactos. Ele é usado principalmente na construção civil, mineração, exploração madeireira, construção e manufatura.

O capacete classe A engloba todas as exigências de segurança para o trabalhador, contudo possui limitações em relação à proteção contra choques elétricos. Por essa razão, não é indicado o uso em trabalhos que envolvam energia elétrica.

 

Classe B

Já o capacete classe B possui uma composição e fabricação diferentes do capacete classe A, criado com objetivo de oferecer resistência elétrica e proteger contra choques elétricos.

Sendo assim, esse é o modelo ideal para profissionais envolvidos em trabalhos de circuito elétrico, já que além de proteger contra a queda de objetos, ainda traz segurança contra choques elétricos de alta tensão.

 

Qual o melhor capacete de segurança?

Como vimos, existem diferentes classificações e tipos de capacete de segurança. Contudo, não é possível determinar qual modelo é o melhor. Cada um é direcionado para uma finalidade específica.

O ideal é escolher de acordo com a função a ser desempenhada. Por exemplo, profissionais que trabalham com energia elétrica devem utilizar um capacete de classe B, que oferece proteção contra riscos elétricos.

Além disso, é imprescindível garantir um capacete com certificado de aprovação, como do Sistema INMETRO.

Para garantir a proteção durante o uso do capacete, também é preciso se atentar ao uso adequado do EPI:

  • a aba frontal deve estar virada para a frente;
  • não utilizar capacetes com o casco trincado ou fissurado;
  • é proibido usar bonés ou gorros por baixo do capacete, pois isso diminui o poder de fixação do item;
  • o equipamento deve ficar firme, mas confortável.

Agora que você já conhece os tipos de capacetes de segurança e suas indicações, poderá escolher o modelo ideal para você. 

Lembre-se que os capacetes são equipamentos de proteção individual importantes para garantir a segurança de profissionais que desenvolvem atividades com risco de impacto, perfurações e choques elétricos.

 

_______________________________________

Foto: iStock.com/Rostislav_Sedlacek