Trabalho em Altura: EPIs essenciais para essa atividade
Trabalhar em altura pressupõe alguns riscos que não fazem parte do dia a dia de trabalhadores de outras funções. Por essa razão, as normas que regem essa modalidade de trabalho também diferem das que são comuns a todos. Uma dessas diferenças é que o trabalho em altura pressupõe o uso de alguns EPIs obrigatórios.
A norma regulamentadora nesse caso é a NR35 e nela estão descritos alguns equipamentos indispensáveis a funcionários que atuam em tais condições. Saiba mais sobre quais são eles e a sua importância lendo o artigo!
Entre os EPIs utilizados em Trabalho em Altura, o Talabarte, o Cinto de Segurança Tipo Paraquedista e o Trava Quedas são de extrema importância para a correta proteção do trabalhador.
Talabarte: sua função é conectar o trabalhador em uma estrutura segura, para que ele esteja preso durante a atividade.
Cinto de Segurança Tipo Paraquedista: material resistente, que fornece segurança, proteção e conforto ao trabalhador durante suas atividades em altura.
Trava-Quedas: tem a função de realizar o travamento da queda de quase imediato, reduzindo o tamanho da Zona Livre de Queda e o deslocamento do colaborador.
O Trabalho em Altura apresenta muitos riscos para o trabalhador, por isso ele precisa utilizar todos os EPIs essenciais para essa atividade. É uma forma de minimizar os riscos da função e garantir sua integridade física. O investimento em equipamentos como o Talabarte, o Cinto de Segurança Tipo Paraquedista e o Trava Quedas é essencial e não pode ser deixado de lado.
Nossa meta é a sua segurança em primeiro lugar.
Para que todas essas consequências da falta do uso de equipamentos de segurança em altura sejam evitadas, é necessário também que os equipamentos sejam de qualidade. Conheça a nossa linha de produtos e garanta a sua segurança.
_____________________________
Foto: iStock.com/Kittikorn