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30/04/2021

CIPA: 5 vantagens de ter a comissão na sua empresa

Muito além de uma comissão obrigatória, a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), formada por representantes dos funcionários e da empresa, conta com atividades que podem levar uma organização a ter uma série de benefícios, por meio da prevenção de acidentes de trabalho.

 

Um artigo publicado em 2019 pelo Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana, que faz parte da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), aponta que no Brasil, a cada três horas e 40 minutos, uma pessoa é vítima fatal de acidente de trabalho. Um índice alto e que pode ser ainda maior devido a subnotificação que existe no setor, principalmente dos casos de acidentes em que não há mortes.  

 

Nesse sentido, manter ativa a CIPA é um passo importante para a implantação da cultura de segurança, com ações com foco na prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho.

 

Preparamos um conteúdo com as principais vantagens de formar a CIPA em uma empresa e mantê-la sempre ativa. Confira.

 

1- Criar e manter a cultura de segurança

 

De acordo com a lei brasileira, mais especificamente o item 5.2 da norma regulamentadora nº 5, a CIPA deve ser formada em empresas privadas, públicas e outros tipos de organização que admitam trabalhadores como empregados. 

 

Ao estabelecer a comissão, formada também por representantes dos colaboradores, a organização coloca na pauta diária de seus assuntos os temas de segurança e saúde, criando raízes para a implantação e manutenção da sua cultura de segurança. A partir de reuniões periódicas realizadas com a participação dos membros oficiais, são organizadas ações de conscientização para todos os funcionários, de modo que conheçam os procedimentos adequados para casos de emergência, pratiquem as medidas preventivas e saibam como agir da forma mais cuidadosa possível.

 

2- Estar em conformidade com a lei

 

Nenhuma empresa quer ter prejuízo tendo que  pagar multas por não estar em dia com as normas estabelecidas pelas autoridades. Como já foi dito, a criação da CIPA em uma organização está prevista em lei, pela norma regulamentadora nº 5 - a famosa NR5. 

 

Contar com a comissão no seu estabelecimento para prevenir acidentes de trabalho é, portanto, fundamental para atuar de acordo com a legislação, cumprindo todas as diretrizes e evitando qualquer tipo de penalidade legal para o seu negócio.

 

3- Diminuir riscos de acidentes

 

O índice de acidentes de trabalho no Brasil é alto, como você pode ver no início deste artigo. Um dos fatores que contribuem para essa triste realidade é o fato de muitas empresas não aplicarem ações preventivas contra acidentes de trabalho em suas instalações, evitando que funcionários se machuquem, contraiam problemas de saúde ou mesmo percam a vida.

 

Uma das vantagens de contar com o trabalho da CIPA é ter a certeza de que algo será feito no ambiente corporativo para transformar esse cenário. Os “cipeiros” trabalham para identificar possíveis riscos e propor ações para reduzi-los ou eliminá-los, como inspeções, revisões de procedimentos, verificação do uso de EPIs, realização de treinamentos e eventos com foco na saúde e segurança no trabalho, auditorias internas, entre outras atividades. 

 

4- Melhora do clima entre as equipes

 

Ao investir na melhoria contínua das ações preventivas que asseguram a saúde e a segurança dos funcionários, a empresa ganha pontos com as pessoas que fazem ela acontecer. Afinal, são iniciativas claras de que o empregador se preocupa com a qualidade de vida dos funcionários e isso pode se refletir em uma maior motivação das pessoas no ambiente de trabalho.

 

Benefícios como aumento da produtividade, senso de colaboração, retenção de talentos, melhora da imagem da empresa e o fortalecimento da cultura de segurança, como já foi apresentado, também são conquistados a partir das iniciativas realizadas pela CIPA e do aperfeiçoamento do clima organizacional. 

 

5- Diminuição de riscos e de custos

 

Nem seria preciso falar, mas ao implementar ações em prol da segurança dos funcionários, consequentemente, diminuem as chances de que qualquer tipo de acidente possa acontecer no trabalho. Afinal, as pessoas estarão mais aptas para saber como agir em uma série de situações e o ambiente melhor organizado ou sinalizado para minimizar os riscos de acidentes.

 

Além disso, menos imprevistos também resultam em redução de custos para a empresa, que não terá de arcar com despesas de atendimento médico, afastamentos, novas contratações, entre outras medidas que precisam ser tomadas quando um colaborador precisa se ausentar para cuidar da saúde. 

 

Agora que você conhece a importância da CIPA e as vantagens que ela pode oferecer para a sua empresa, aproveite para investir mais na segurança dos seus funcionários. Para isso, conte com todos os tipos de EPIs, das melhores marcas, disponíveis no site da MixSeg. Fale com a nossa equipe e solicite uma cotação agora mesmo!

Crédito da Imagem: DSCimage - iStock