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Segurança

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18/10/2021

Cultura de segurança: seis ações para implementá-la na sua empresa!

A conscientização sobre a importância de cuidar da saúde e da integridade de colaboradores está a cada dia se expandindo nas empresas. Mais que implementar medidas e se adequar às normas existentes nesse sentido, fala-se muito sobre a cultura de segurança, que consiste em um trabalho conjunto, em que todos estão alinhados com o objetivo de criar um ambiente de trabalho seguro.

 

Quando falamos de cultura, seja de segurança no trabalho ou qualquer outro assunto, o termo se justifica em algo que a empresa inteira acredita, persegue e pratica. Isso quer dizer que tal postura (determinada pelos gestores, líderes ou especialistas ligados à organização) deve estar em todos os colaboradores de todos setores da organização.

 

 

Qual é a importância da cultura de segurança do trabalho?

 

 

Você certamente já presenciou ou ouviu falar sobre algum caso de acidente de trabalho. Muitas vezes esses infortúnios provocam danos sérios e irreversíveis ao colaborador, o que causa grande prejuízo tanto para o trabalhador quanto para a instituição.

 

Dessa forma, implementar ações que possam prevenir tais acidentes e diminuir os riscos na rotina de trabalho é sinônimo de garantia de benefícios e vantagens, como:

 

- Prejuízos menores;

- Diminuição de incidentes prejudiciais;

- Retenção de talentos;

- Melhora dos resultados;

- Aumento da confiança dos colaboradores sobre a instituição;

- Valorização da marca e melhoria da imagem institucional, entre outros.

Como implementar a cultura de segurança na empresa?

A mudança não está categorizada como “prioridades da organização” e sim como “valores da empresa”. Perceba: ações prioritárias podem mudar frequentemente, mas os valores são mais perenes, quase que imutáveis.

 

Sendo assim, quer conhecer as melhores e mais eficientes ações para desenvolver esse ativo? Sim, se bem implementada, a “Cultura da Empresa” passa a ser um ativo de altíssimo valor para a organização. 

 

Confira a seguir, seis passos para a implementação da Cultura de Segurança na sua empresa: 

 

 

 

 

1. Disponibilize treinamento para os colaboradores

 

 

 

Esse é o ponto de partida para se garantir a efetividade de qualquer ação que vise à segurança no trabalho. Os colaboradores devem estar devidamente instruídos e preparados para agir da maneira adequada, a fim de sempre terem segurança.

 

Nesse sentido, é bastante relevante estabelecer um cronograma de treinamentos, no qual se demonstre os principais riscos a que os funcionários estão submetidos e quais as formas de atenuá-los.

 

2. Desenvolva uma análise de riscos

 

Outra medida crucial para a segurança no trabalho é analisar, de forma contínua, todos os riscos envolvidos nas atividades. É preciso levantar informações sobre ocorrência de acidentes.

 

Convém ainda ficar atento para a necessidade de descanso e o cumprimento das normas de segurança, de modo que todos estejam conscientes das suas responsabilidades e dos riscos envolvidos.

 

3. Não deixe ocorrências sem a devida solução

 

Esse é um dos erros mais comuns cometidos pelas empresas na hora de lidar com riscos. Em muitos casos, problemas menores, de pequena repercussão, acabam tendo suas soluções postergadas.

 

Tal postura é totalmente prejudicial. O ideal é que, por menor que seja, é preciso que o problema seja solucionado prontamente, até para que ele não se agrave e, de fato, afete a segurança no trabalho.

 

4. Avalie a qualidade do trabalho

 

Para que seja efetiva, a cultura de segurança no trabalho necessita estar constantemente em avaliação. Os funcionários precisam ser analisados de tal forma que sejam identificados pontos de atenção, e as medidas necessárias sejam tomadas.

 

5. Certifique-se de que os funcionários estão cumprindo as normas

 

Como mencionado, de nada adianta instruir bem os colaboradores e implementar uma ampla cultura de segurança no trabalho se tudo isso não for alvo de fiscalização contínua.

 

Então, é preciso também, por exemplo, que gestores e líderes averiguem as atividades constantemente, atestando que os EPIs estão sendo utilizados, que as jornadas de trabalho são respeitadas e, no geral, que as normas internas e externas são colocadas em prática.

 

Em muitos casos, é preciso uma fiscalização mais ativa, para que a segurança se torne um verdadeiro hábito no dia a dia dos colaboradores.

 

6. Invista em inovação

 

Por fim, uma cultura de segurança no trabalho deve estar devidamente alinhada com os padrões atuais das empresas. Ou seja, é preciso que a tecnologia esteja presente, otimizando os mais diferentes aspectos da rotina.

 

Com a sofisticação dos sistemas de gerenciamento e os modernos recursos de automação, além de mais eficiente, o trabalho nas empresas está mais seguro. Como dito, soluções automatizadas são capazes de avaliar o modo de atuação dos profisisonais, constatando possíveis falhas, riscos e abusos, o que ajuda na prevenção de acidentes.

Se você está à procura de EPIs, visite o site da Mixseg, conheça todas as opções e faça o seu pedido!

 

Fontes: blog.safest.com.br / cobli.com

 

Crédito da imagem: metamorworks - iStock